//
you're reading...
Sem categoria

Cosme Damião e a fraude da fundação do SL Benfica

Cosme Damião é segundo a história fabricada do Sport Lisboa e Benfica o fundador do clube, no entanto, os factos são um bocadinho diferentes..

Cosme Damião (1)

Reza a tal história oficial do SLB que numa reunião realizada na Farmácia Franco em 1904, Cosme Damião reuniu um conjunto de benfiquistas e deu o pontapé de saída para a criação do Sport Lisboa, que mais tarde daria origem ao atual Sport Lisboa e Benfica. Por suposta modéstia Cosme Damião não ter assinado a tal reunião. É o que a “história” nos conta..

No entanto, é uma história que tropeça desde logo em alguns factos difíceis de explicar.

Em primeiro lugar o porquê desse documento surgir apenas na década 50, em segundo lugar o porquê de nessa ata da suposta reunião, a palavra “Farmácia” é escrita com a letra “F”.. Não é preciso muita pesquisa para se constatar que em 1904 a palavra “Farmácia” se escrevia com “Ph” e que tal mudou alguns anos depois com a Reforma Ortográfica. No entanto, existe um documento que surge 4 décadas depois onde Farmácia é escrita com “F”..

ata_benfica

Ou os fundadores do Benfica eram uns visionários e esconderam muito bem o documento durante décadas ou então há que reconhecer uma evidência: esse documento foi falsificado e nada indica que Cosme Damião tenha sido um dos fundadores do Sport Lisboa.

Tal tese é facilmente constatável pela análise dos documentos, sendo esta confirmada pelo historiador Ricardo Serrado que estudou a história das fundações dos 3 grandes. Segundo ele nos diz, não há qualquer indício que Cosme Damião tenha estado ligado ao Sport Lisboa e muito menos sido um dos fundadores. Não há qualquer menção a Cosme Damião nos documentos do Sport Lisboa, não há qualquer assinatura sua. O que se consegue confirmar é que ele foi um dos impulsionadores do Sport Lisboa e Benfica a partir de 1908.

As palavras do historiador Ricardo Serrado são esclarecedoras:

“Nunca encontrei qualquer indício de Cosme Damião ter sido fundador do Sport Lisboa. O que ele foi sim foi o grande impulsionador do Sport Lisboa e Benfica e talvez por isso tenha nascido o mito de que ele foi fundador do Sport Lisboa.”

Podemos chegar facilmente a uma conclusão:

Das duas uma, ou o Sport Lisboa e Benfica nasceu efetivamente em 1908 e a sua data de fundação é uma fraude ou, pode-se considerar que nasceu em 1904 e neste caso a fraude é precisamente o nome do seu fundador!

De referir que este historiador colaborou com o SL Benfica na criação do museu, tendo realmente encontrado informações que chocaram com a história oficial do clube. A solução para tais incompatibilidades resultaram na sua saída do projeto, sendo Ricardo Serrado peremptório a referir-se à sua exclusão do projeto do Museu Cosme Damião:

“A minha saída deveu-se a incompatibilidades intelectuais, sou um historiador e acima de tudo defendo a verdade e o conhecimento, acima de qualquer clube. Nenhum clube está acima do rigor histórico e do conhecimento científico.”

Uma história de fraude, falsificação de documentos e adulteração da história pouco difundida, mas que no entanto, é facilmente comprovável.

Fonte: Público

Discussion

6 thoughts on “Cosme Damião e a fraude da fundação do SL Benfica

  1. Sobre a teoria do “ph” http://purl.pt/437/3/#/8

    Posted by Joao Dias | 31 de October de 2016, 8:54
  2. SPORT LISBOA E BENFICA FOI FUNDADO EM 1908.O RESTO É CONVERSA DE TRETA.

    Posted by Fernando Castro | 16 de April de 2017, 19:37
    • Do mesmo historiador “Ricardo Serrado”:

      “O que contesta em concreto?
      O Sport Lisboa foi efectivamente fundado em 28 de Fevereiro de 1904. Todos os documentos públicos o comprovam. A acta que fala de uma reunião na farmácia Franco, essa sim, deixa-nos algumas dúvidas.”

      “Quer dizer que Cosme Damião passa a ter papel relevante só em 1908, quando o Sport Lisboa se funde com o Grupo Sport Benfica, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica?
      Tratando-se de uma fusão, parece-me correcto considerar 1904 a data da fundação, porque alguns elementos como o equipamento, a equipa de futebol e os sócios vêm de 1904. Há uma ligação entre o Sport Lisboa e o Sport Lisboa e Benfica.”

      http://planetaslbenfica.blogspot.com/2013/06/historiador-ricardo-serrado-lanca.html

      Posted by Roland | 1 de March de 2021, 1:06
      • 1904 é a fundação do sport Lisboa ! A fundação do sport Lisboa se deu em 1908! Então o sport lisboa e benfica foi fundado em 1908 !

        Posted by Antonio | 2 de August de 2022, 21:46
  3. https://observador.pt/factchecks/fact-check-benfica-esta-a-mentir-desde-1908-sobre-a-data-da-sua-fundacao/
    Falsa é esta publicação.. tenham vergonha por isso é que esta merda de pagina nunca se ouviu falar.. so diz mentiras. Acho que devias era fazer um fact check nos outros dois clubes. Pessoas como tu deviam de estar era na cadeia mentes por uma merdinha destas mentes por qualquer coisa e não devias andar livre na sociedade. Mentiroso de merda

    Posted by QUATRO | 11 de June de 2021, 23:27
  4. O Sport Lisboa e Benfica foi fundado em 1908 e o resto é conversa de treta.

    Posted by Rui Santos | 5 de February de 2022, 14:30

Leave a comment

Clicks

  • 163,149