//
you're reading...
Adeptos

Barcelona o mais amado e Real Madrid o mais odiado (encuesta IKERFEL/AS)

Embora seja um tema relacionado com o país e o campeonato vizinho, é interessante observar e analisar esta sondagem realizada pela IKERFEL para o jornal AS que nos revela ser o Barcelona o clube mais amado em Espanha, enquanto que o Real Madrid é o mais odiado.

Um dos destaques da mesma sondagem é mesmo o facto do Barcelona ter ultrapassado o Real Madrid em número de simpatizantes.

Antes de mais dizer que nesta sondagem se questionou os adeptos da seguinte forma:

1) Quais são por ordem as suas 3 equipas favoritas?

2) Quais são por ordem as 3 equipas que geram maior antipatia?

Desta forma, temos os resultados relativamente ao número de adeptos de cada equipa e também o número de simpatizantes, que reúne o conjunto das respostas. Dados bastante curiosos, são as simpatias e antipatias dos adeptos por clube. Veremos com quem os adeptos do Barcelona, Real Madrid, Atlético, etc. simpatizam e com quem antipatizam.

ADEPTOS (em percentagem)

1º – Barcelona (18%)

2º – Real Madrid (17%)

3º – Atletico Madrid (8%)

4º – Athletic Bilbao e Real Betis (7%)

6º – Valencia (6%)

7º – Real Sociedad e Sevilla (5%)

9º – Málaga e Espanyol (4%)

No quadro seguinte relativamente ao número de simpatizantes, o destaque vai para as presenças do Rayo Vallecano e do Getafe em 8º lugar. Dois clubes muito longe do Top 10 relativamente ao número de adeptos.

SIMPATIZANTES

1º – Barcelona (44%)

2º – Real Madrid (37%)

3º – Atletico Madrid e Valencia (18%)

5º – Athletic Bilbao (17%)

6º – Real Betis (16%)

7º – Espanyol (14%)

8º – Rayo Vallecano e Getafe (13%)

10º – Real Sociedad e Sevilla (12%)

Ao nível antipatia como já observamos o Real Madrid é claramente o clube mais odiado. Surpreendente é a antipatia gerada pelo Sevilla que surge em 3º lugar.

ANTIPATIA

1º – Real Madrid (51%)

2º – Barcelona (40%)

3º – Sevilla (30%)

5º – Atletico Madrid (29%)

6º – Athletic Bilbao (18%)

7º – Valencia (13%)

8º – Real Betis, Osasuna e Espanyol (11%)

SIMPATIAS & ANTIPATIAS

Tão ou mais interessantes que os dados anteriores, é perceber quem simpatiza com quem e quem odeia quem. Tendo em conta as questões colocadas aos adeptos dos diferentes clubes, constatamos que existe uma tendência de preferência e antipatia de acordo com o principal clube por quem se torce.

Para começar vejamos as simpatias e antipatias dos adeptos dos clubes das duas principais cidades de Espanha: Madrid e Barcelona.

Entre adeptos do Real Madrid e adeptos do Barcelona, um dado salta à vista. Existe claramente uma maior dose de ódio por parte dos adeptos do Real relativamente aos adeptos do Barça, do que o contrário.

* 97% dos adeptos do Real Madrid afirmam ter antipatia pelo Barcelona;

* 77% dos adeptos do Barcelona afirmam ter antipatia pelo Real Madrid.

Observa-se ainda que os adeptos do Real Madrid simpatizam claramente com Getafe (60%) e ainda Rayo Valecano (de Madrid) e Espanyol (de Barcelona) e para além do Barcelona não gostam nem do Atletico Madrid (76%), nem do Sevilla (41%).

Já os adeptos do Barcelona dispersam mais as suas simpatias, neste caso pelo Atlhletic Bilbao (do País Basco) – 30%, Atletico Madrid, Real Sociedad e Valencia. A antipatia dos catalães vai não só para o Real Madrid, mas ainda para o clube vizinho o Espanyol e curiosamente também para o Sevilla.

Analisando as simpatias e antipatias dos adeptos dos outros 2 clubes de Madrid e Barcelona, observamos que eles retibuem com “prazer” o sentimento de madridistas do Real e barcelonistas.

* Atletico Madrid: 84% dos seus adeptos não gostam do Real Madrid;

* Espanyol: 77% dos seus adeptos não gostam do Barcelona.

Analisando agora os resultados relativos a todos os outros clubes, evidencia-se o facto de Barcelona e Real Madrid serem quase sempre os clubes mais amados ou odiados pelos adeptos. No entanto, existem algumas excepções que convém referir.

Simpatias:

Atletico Madrid » Rayo Vallecano

Espanyol » Betis

Villareal » Atletico Madrid

Zaragoza » Villareal

Antipatias:

Betis » Sevilla

Getafe » Racing

Málaga » Sevilla

Sevilla » Betis

Voltando ao Barça dizer que é o 2º clube preferido junto dos adeptos  do Athletic, Málaga, Mallorca, Osasuna, Real Sociedad, Sporting e Valencia e que gera antipatias junto dos adeptos do Espanyol, Granada, Levante, Racing, Rayo e Real Madrid, como já foi referido.

Já o Real Madrid de Mourinho desperta simpatias nos adeptos do Betis, Getafe, Granada, Levante, Racing e Rayo e antipatia nos do Athletic, Atlético, Barcelona, Osasuna, Real, Sporting, Valencia, Villarreal e Zaragoza.

Por fim dizer, relembrar que comparando com sondagens anteriores é a primeira que o Barcelona se revela como o mais popular clube de Espanha.

Fontes:

España se pasa del Madrid al Barcelona – ENCUESTA DE IKERFEL PARA AS

Los gráficos de la encuesta – AS

Nota final: os nomes dos clubes são apresentados no original.

Discussion

No comments yet.

Leave a comment

Clicks

  • 163,149