//
you're reading...
Adeptos

11500 adeptos assistem ao 1º treino de 2012 do FC Porto!

1º treino do ano de 2012 do Futebol Clube do Porto realizado no Dragão, contou com 11500 adeptos!

Notícia do Jornal O JOGO:

O povo está com eles

ANDRÉ MORAIS

A grandeza dos números dá força à tradição que o FC Porto está a implementar e que, no primeiro dia de cada ano, já torna o treino dos dragões na actividade mais concorrida da cidade. Ontem foram 11 500 adeptos nas bancadas do Dragão, quase o dobro dos seis mil da época passada e o triplo do registado em 2009.

Para o plantel, não poderia haver prova mais inequívoca das tréguas dadas pelos simpatizantes depois de um início de temporada atribulado e da estabilização tardia. Os seis jogos consecutivos sem perder voltaram a entusiasmar os adeptos e a prova disso foi a romaria que começou cedo e resistiu até às nuvens que indiciavam a chuva que se viria a concretizar. A nação azul e branca está junta outra vez e de apoio e carinho aos jogadores não se podem queixar. Foi, para todos, uma grande surpresa.

Os responsáveis do estádio também não imaginaram um fenómeno assim e tiveram de solicitar a abertura do sector visitante, já depois do treino ter começado. A bancada central que estava aberta lotou 15 minutos depois de Vítor Pereira ter apitado para o início dos trabalhos. À entrada das portas de acesso já se formavam filas idênticas às dos dias de jogo.

O público saudou cada momento de maior proximidade com os craques e não os poupou a mimos. Viram-se bandeiras e cartazes e sucederam-se aplausos a cada gesto técnico mais conseguido. Os jogadores gostaram e no final do treino fizeram questão de lhes prestar uma vénia e agradecer novamente pela força dada, possivelmente única num país onde nem os jogos costumam ter bancadas tão cheias.

Para ficar com uma ideia mais clara, 71,2% dos jogos do actual campeonato tiveram menos de 11 500 espectadores. Só 30 das 104 partidas já disputadas registaram melhores casas, 27 delas envolvendo equipas grandes. O Guimarães-Braga, Guimarães-Rio Ave e Braga-Gil Vicente são as excepções. E, no somatório total feito em Maio, não será de estranhar que nem todas as equipas ultrapassem os 11 500 adeptos no acumulado de jogos, isto se excluirmos da contabilidade as recepções a FC Porto, Benfica e Sporting. A Naval da época passada, por exemplo, conseguiu apenas 9763 espectadores totais.

Para o FC Porto, o dia foi tão importante como para os adeptos. Por isso, os jogadores ofereceram-lhes cachecóis antes de a sessão começar, para assim lhes mostrarem a importância do banho de multidão e o significado profundo que teve esta recepção.

 

Só faltou mesmo o golo de Hulk

Aplausos antes do treino começar e no final do mesmo selaram uma tarde de saudável convivência e proximidade entre público e craques. Todos os jogadores foram saudados, mas já se sabe que só um é capaz de provocar a absoluta histeria: Hulk. O brasileiro não marcou nenhum dos 12 golos do treino e só terá faltado mesmo isso para a festa ficar completa. Se o Incrível foi tremendamente ovacionado sempre que se aproximou da bancada, imagine-se se marcasse.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: