//
you're reading...
Diversos

Carlos Marta vs Fernando Gomes (eleições da FPF – 2011)

É já amanhã que decorrem as eleições entre Carlos Marta da (LISTA 1) e Fernando Gomes (LISTA 2) para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. A menos de 24 horas do acto eleitoral o csi-futebol apresenta os candidatos e faz um resumo dos apoios de uma e outra lista.

Antes de mais destacar os 2 factos mais relevantes das últimas horas, nomeadamente a mudança de regras no que respeita ao acto eleitoral e ainda a revelação do apoio de Pinto da Costa a Fernando Gomes.

MUDANÇA DE REGRAS

Sobre a mudança das regras e que aconteceu a 2 dias do acto eleitoral (5ª feira, dia oito) estas prometem dar que falar mesmo após as eleições e serão novamente tema de discussão. Entre outras mudanças destaque para aquelas que envolvem os Conselhos de Arbitragem e de Disciplina.

Como se pode ler no site da RTP:

“Os candidatos a presidente, Vítor Pereira e Luís Guilherme, foram informados de que, em caso de derrota, teriam de escolher a vice-presidência de uma das 3 secções abaixo (no caso do Conselho de Arbitragem) e numa das duas (no caso do Conselho de Disciplina). Refira-se que, até agora, os candidatos derrotados na corrida à Presidência do eram excluidos automaticamente da composição do quadro de vice-presidências das secções. Aliás, era esse o entendimento que os próprios Vítor Pereira e Luis Guilherme tinham manifestado num debate a dois realizado na Antena1 há cerca de duas semanas.”

Um caso que envolve outras mudanças a desenvolver após as eleições.

Mudança de regras a dois dias das eleições (RTP)

PINTO DA COSTA APOIA FERNANDO GOMES

De forma surpreendente ou talvez não, Fernando Gomes, ex-dirigente do FC Porto e amigo do presidente portista, revelou em entrevista ao Diário de Notícias que teve “o apoio explícito de Pinto da Costa”, mas que apesar de tudo não “estranha o silêncio” do dirigente azul e branco.

Numas eleições onde Pinto da Costa se manteve sempre à margem é a primeira referência a um apoio a uma das candidaturas. De referir que nenhum delegado ligado ao FC Porto participa na votação.

“Tive o apoio explícito de Pinto da Costa” (Diário de Notícias)

CARLOS MARTA (LISTA 1)

Carlos Marta tem 54 anos, foi deputado na Assembleia da República durante 10 anos e é actualmente presidente da Câmara Municipal de Tondela desde 2001, eleito pelo PSD. É ex-jogador de futebol, estudou Educação Física no ISEF e teve vários cargos relacionados com o desporto, nomeadamente a Presidência do Conselho Superior do Desporto entre 2002 e 2003.

A nível clubístico é um benfiquista ferrenho presidindo inclusivamente à Casa do Benfica de Tondela.

Nestas eleições tem conseguido reunir apoios maioritariamente ao nível das associações distritais. Entre apoios individuais, referência para o dirigente leonino Luís Duque, contrariando mesmo a posição oficial do clube.

A nível do Conselho de Arbitragem apoia a lista da classe da APAF liderada por Luís Guilherme, que inclui entre outros nomes Lucílio Baptista e Paulo Costa.

Na sua lista destaque para a presença de Fernando Seara, nome apoiado pelo SL Benfica para a própria presidência da FPF e que surpreendentemente surge na lista de Carlos Marta ao lado de João Correia, seu sócio e actual advogado do SL Benfica, Carlos Ribeiro da Associação de Futebol de Lisboa, entre outros. Alguns dos nomes mais conhecidos:

Direcção

Carlos Ribeiro – presidente da Associação de Futebol de Lisboa;

Toni – ex-jogador e ex-treinador do SL Benfica;

Augusto Inácio – ex-jogador e ex-treinador de Sporting e FC Porto

Assembleia Geral

Fernando Seara – presidente da Câmara de Sintra, advogado e comentador desportivo

Conselho Fiscal

João Correia – advogado

Conselho de Disciplina

Vitor Manuel Pereira Carvalho – jurista, actual vogal do CD da FPF

Conselho de Justiça

José Joaquim Sampaio Nora – advogado

FERNANDO GOMES (LISTA 2)

O candidato da lista 2 tem um passado fortemente ligado ao FC Porto onde foi atleta, dirigente e administrador da SAD do futebol. Abandonou a SAD portista para liderar a Liga de Clubes, ocupando o lugar que era até então de Hermínio Loureiro. Tem sido durante estes últimos anos um presidente consensual que tem conseguido manter de certa forma a estabilidade no mundo do futebol ao nível das questões extra-desportivas e em particular ao nível das insituições.

Surge nestas eleições após ter reunido um conjunto de apoios diversos, como por exemplo da Associação de Treinadores de Futebol, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, entre outros. A nível indivudual de referir o apoio de José Mourinho, que resulta do trabalho e experiência conjunta no FC Porto e da amizade que daí surgiu.

A nível do Conselho de Arbitragem compôs uma lista liderada por Vítor Pereira, onde se inclui entre outros Elmano Santos, José Pratas.

Vejamos alguns dos principais nomes da sua lista:

Direcção

Hermínio Loureiro – ex-presidente da Liga de Clubes e actual presidente da Câmara de Oliveira de Azemeis;

Mónica Jorge – seleccionadora de futebol feminino;

Humberto Coelho – ex-jogador e ex-seleccionador nacional;

João Vieira Pinto – ex-jogador de Boavista, Benfica e Sporting e comentador desportivo;

Assembleia Geral

José Luis Arnaut – advogado e político

Conselho Fiscal

Ernesto Ferreira da Silva – ex-presidente do Conselho Fiscal do Sporting

Conselho de Disciplina

Herculano Moreira Lima – juiz conselheiro

Conselho de Justiça

Manuel Santos Serra – juiz conselheiro

Lista completa de Carlos Marta (futebol365)

Lista completa de Fernando Gomes (futebol365)

Lista completa da APAF (futebol365)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: