//
you're reading...
Claques

Adeptos do Sporting detidos e julgados (dérbi da 2ª circular)

No rescaldo do jogo entre o Sporting e o Benfica no Estádio da Luz, vários adeptos foram detidos por posse de explosivos no decorrer da revista à entrada do estádio, assim como infracções durante o jogo. Estes adeptos que pertencem a várias claques do Sporting foram levados a julgamento.

Ainda antes da partida ter inicio, também foram detidos diversos membros do grupo 1143, por se terem recusado a integrar a caixa de segurança. Este polémico grupo de adeptos sportinguistas tem conotações neonazis e já foi liderado por Mário Machado.

Por Agência Lusa, publicado em 30 Nov 2011 – 13:39 |

A leitura da sentença de dois dos três adeptos de futebol detidos por posse de engenhos explosivos durante o “derby” entre Sporting e Benfica foi hoje agendada para 12 e 13 de dezembro.

Os dois adeptos foram intercetados na zona de revistas por agentes da Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, por cada um deter um petardo.

A sentença de um dos arguidos, de 23 anos, será proferida no próximo dia 12 de dezembro, às 10:00, no Juízo de Pequena Instância Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça, em Lisboa.

Para este adepto do Sporting, que estava inserido na claque Directivo XXI e tem antecedentes criminais, o procurador do Ministério Publico (MP) solicitou a aplicação da pena mínima para o ilícito, cuja moldura penal vai dos dois aos oito anos de prisão, com pena suspensa e a pena acessória de interdição de aceder a recintos desportivos.

Já o outro arguido, de 18 anos, vai conhecer a sentença a 13 de dezembro, às 10:30. Na sessão de hoje, o procurador do MP apelou à sua inclusão no regime especial para jovens delinquentes e a aplicação da pena mínima, que deverá ser transformada em multa, a qual, caso não tenha possibilidade de suportar, deve ser convertida em trabalho comunitário.

Para o mesmo arguido, que estava inserido na claque Juve Leo e foi detido quando estavam decorridos cerca de cinco minutos do “derby”, o procurador do MP sugeriu igualmente a imposição da pena acessória de proibição de aceder a recintos desportivos.

Para as 14:00 de hoje, está agendado o julgamento do terceiro adepto detido por posse de engenhos explosivos, à margem do “derby” de sábado.

Além destes, outros dois arguidos, acusados de danos materiais do Estádio da Luz, entre os quais arremesso de cadeiras e destruição de parte do acrílico de separação da caixa de segurança, pediram o adiamento do julgamento para 07 de dezembro, às 10:00.

Estes processos surgem depois dos incidentes registados no Estádio da Luz, após o encontro entre Benfica e Sporting, da 11.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, no sábado, que terminou com a vitória dos “encarnados” por 1-0, com um golo do espanhol Javi Garcia, aos 42 minutos.

Links:

Benfica-Sporting. Leitura da sentença de dois dos adeptos detidos agendada para 12 e 13 de Dezembro

Adeptos do Sporting detidos são membros de grupo neonazi (DN)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: