//
you're reading...
João Capela

João Capela

Nome Completo: João Carlos Santos Capela

Data de Nascimento: 07/08/1974 (37 anos)

Profissão: Supervisor

Associação: A F Lisboa

João Capela é um árbitro de Lisboa que até há poucas semanas esteve longe dos holofotes. No entanto, em 3 ou 4 jogos saltou para a ribalta do futebol português, em particular com a arbitragem do último dérbi de Lisboa entre o Benfica e o Sporting. Tido como adepto benfiquista justificou essa fama, ao não assinalar um pénalti evidente na área encarnada que eventualmente daria o empate ao Sporting.

Antes disso João Capela foi protagonista no jogo Olhanense – FC Porto, onde não assinalou 2 pénaltis favoráveis ao FC Porto e que toda a Comunicação Social reconheceu como existentes.

Também deu nas vistas no jogo da Naval – Vitória de Setúbal, onde foi contestado por ter expulsado 3 jogadores da equipa da Figueira da Foz. O jogo seguinte da Naval foi frente ao SL Benfica a contar para a Taça de Portugal e esses 3 jogadores ficaram naturalmente de fora por suspensão enfraquecendo a sua equipa.

Regressando ao dérbi da Luz e que terminou com vitória do Benfica por 1 – 0 aqui fica o vídeo do lance da grande penalidade e a opinião de 3 ex-árbitros:

O Tribunal de O JOGO

Penálti “tirado” ao Sporting

O Tribunal de O JOGO é unânime ao afirmar que João Capela, no seu primeiro dérbi, teve pontos positivos mas falhou redondamente no minuto 48, ao deixar passar em claro um derrube de Jardel a Onyewu, na área encarnada. Quanto à expulsão de Cardozo, por acumulação de amarelos é considerada correcta por Pedro Henriques e Paulo Paraty, mas contestada por Jorge Coroado.

Momento mais complicado

48′

Jardel derruba Onyewu na grande área do Benfica?

Jorge Coroado

Jardel foi por demais evidente no abraço dado a Onyewu e, porque a bola já estava em jogo, impunha-se uma grande penalidade. O pior era haver coragem para isso, quando já havia dois amarelos.

Pedro Henques

Um lance de televisão e que só a repetição consegue mostrar. Mas, efectivamente, Jardel agarra e derruba Onyewu sem bola.

Paulo Paraty

Há, de facto, movimentos de vários jogadores, vêem-se várias faltas e essa é uma delas. Mas há que perceber que esse é um lance que só a câmara lenta da televisão captou.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: