//
you're reading...
Jorge Nuno Pinto da Costa, Violência

Comunicado do Sindicato dos Jornalistas (caso Valdemar Duarte – TVI)

Elementos do FC Porto agridem jornalista da TVI

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou hoje os insultos e a agressão de que foi vítima o jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da “TVI”, no final do encontro entre FC Porto e Sporting de Braga, que decorreu ontem, dia 27 de Novembro, no Estádio do Dragão.

Em comunicado, que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ denuncia o comportamento “absolutamente inaceitável” do presidente do FC Porto bem como dos elementos que o acompanhavam e manifesta a sua solidariedade para com o camarada de profissão agredido.

O SJ apela também aos jornalistas para que “continuem a desempenhar a sua missão com a maior coragem e a resistir à intimidação física ou psicológica, fazendo respeitar o direito dos cidadãos à informação livre e independente”.

SJ repudia agressão de jornalista na TVI por elementos do FC Porto

1.O Sindicato dos Jornalistas repudia veementemente a agressão ao jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da TVI, por elementos ligados ao presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, ocorrida na noite de ontem, domingo, no interior de instalações deste clube.

2.De acordo com as informações que o SJ possui, o nosso camarada foi insultado pelo presidente do clube quando se encontrava a descer da tribuna de imprensa e dirigindo-se à sala de imprensa do Estádio do Dragão.

3.Posteriormente, o mesmo jornalista foi agredido por um elemento que acompanhava Pinto da Costa e foi ameaçado fisicamente por elementos da equipa de segurança privada de serviço ao Estádio do Dragão durante o jogo entre FC Porto e Sporting de Braga.

4.A Direcção Nacional do SJ manifesta total solidariedade para com o jornalista Valdemar Duarte e denuncia como absolutamente inaceitável o comportamento do presidente do FC Porto, bem como dos elementos próximos deste dirigente desportivo ou da empresa de segurança privada.

5.O SJ considera que o agressor deve ser punido exemplarmente, já que não pode haver qualquer justificação para a violência – física ou verbal – nem se pode aceitar que dirigentes desportivos exerçam retaliações de qualquer tipo porque não gostem da forma como este ou aquele profissional, este ou aquele órgão de informação realizam a sua missão de informar ou exercem o direito à opinião.

6.Nesse sentido, o SJ apela aos jornalistas e a outras pessoas que testemunharam os acontecimentos, para que se disponibilizem a depor no inquérito judicial que necessariamente terá de ser aberto, bem como na apreciação da queixa que o SJ vai apresentar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

7.O SJ apela por outro lado à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e às demais autoridades para que contribuam para a reposição do respeito pela integridade física dos jornalistas que se deslocam às instalações dos clubes em missão profissional.

8.O SJ apela ainda aos jornalistas que cobrem as actividades do FC Porto, em particular, e dos clubes desportivos em geral, para que continuem a desempenhar a sua missão com a maior coragem e a resistir à intimidação física ou psicológica, fazendo respeitar o direito dos cidadãos à informação livre e independente.

Lisboa, 28 de Novembro de 2011

A Direcção Nacional do SJ

Comunicado do Sindicato dos Jornalistas

Discussion

One thought on “Comunicado do Sindicato dos Jornalistas (caso Valdemar Duarte – TVI)

  1. em portugal o crime compensa

    Posted by adelino matias | 3 de December de 2011, 22:55

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: