//
you're reading...
Sem categoria, Violência

Adepto benfiquista condenado por lançamento de petardo no Dragão

dragão bolas de golfe porto benfica

O jogo entre o FC Porto e o SL Benfica da temporada 2009/10 que poderia ter dado o título de campeão nacional à equipa da Luz (acabou 3 – 1 favorável ao Porto) ficou marcado por diversos incidentes largamente difundidos por toda a Comunicação Social. O maior destaque foi dado ao lançamento de bolas de golfe por parte de adeptos portistas. Factos que efectivamente aconteceram, mas que sem surpresa tiveram um tratamento completamente distinto dos incidentes causados pelos adeptos benfiquistas, nomeadamente o lançamento de petardos para cima dos adeptos portistas.

Mais de 1 ano depois dos acontecimentos é conhecida uma sentença do Tribunal da Relação do Porto, condenando o adepto do Benfica a 25 meses de prisão, com pena suspensa por igual período. No entanto, e ao contrário do que o acordão revela, o lançamento de petardos nesse jogo causou mesmo ferimentos em alguns adeptos portistas. Pelo conteúdo do acordão, percebe-se que efectivamente o que proporcionou acondenação do adepto foi a reacção perante os agente da autoridade.

Segundo a Agência Lusa, via Correio da Manhã.

Confirmada pena a adepto do Benfica por lançar petardo

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a condenação a 25 meses de prisão, com pena suspensa, de um adepto do Benfica que lançou um petardo no Estádio do Dragão em Maio de 2010.

Segundo o acórdão do tribunal, a que a Lusa teve acesso, o arguido, de 21 anos, estudante de Relações Internacionais, arremessou o petardo “para junto da bancada dos adeptos” do FCP. O petardo rebentou “com grande estrondo” junto dos adeptos portistas, “não tendo, no entanto, provocado qualquer dano físico“.

Quando a PSP o abordou para o identificar, agrediu um polícia com dois pontapés, um na perna esquerda e outro no abdómen, não tendo, no entanto, provocado qualquer ferimento, devido ao equipamento de protecção que o agente envergava na altura.

O incidente registou-se no dia 2 de Maio de 2010, durante o jogo FCP – Benfica, a contar para a penúltima jornada da Superliga. No Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto, o adepto foi condenado pela prática de um crime de ofensa à integridade física qualificada (três meses de prisão) e por um crime de detenção de arma proibida (dois anos de prisão). Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada a pena única de 25 meses de prisão, suspensa por igual período.

O arguido, que confessou o arremesso do petardo, recorreu, alegando que a pena era demasiado pesada, até porque “teria agido sem consciência da ilicitude, ao não saber que o que tinha na mão era um petardo explosivo“.

Uma alegação que contraria as declarações que proferiu em julgamento, quando disse que arremessou o petardo porque “pretendia apenas livrar-se daquilo“.

Se não sabia que era um petardo explosivo, porquê querer livrar-se dele?“, refere o acórdão da Relação.

Este tribunal sublinhou mesmo que a pena da primeira instância “foi estabelecida com muita benevolência“. A pena concreta pelo crime de detenção de arma proibida foi fixada no mínimo aplicável e a pena pelo crime de ofensa à integridade física qualificada foi fixada em três meses de prisão, numa moldura abstracta que ia de um a 48 meses de prisão.

O que, considerando a culpa do arguido e as exigências de prevenção, nomeadamente de prevenção geral positiva, além de todas as demais circunstâncias atendíveis, em que avultam a gravidade do facto e o dolo directo com que o arguido agiu, tem de considerar-se uma pena estabelecida com muita benevolência“, refere o acórdão.

Confirmada pena a adepto do Benfica por lançar petardo (Agência Lusa – Correio da Manhã)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: