//
you're reading...
Imprensa internacional, Racismo

Joseph Blatter: “Não há racismo no futebol”

Diga lá outra vez?..

O racismo continua na ordem do dia e agora a polémica resulta das surpreendentes declarações do presidente da FIFA: Joseph Blatter, que em duas diferentes entevistas nos últimos dias (CNN e Al-Jazeera) afirmou não haver racismo no futebol.

“Eu negaria. Não há racismo, o que há é talvez é um desentendimento entre dois jogadores quando um deles usa um gesto ou uma palavra da maneira incorreta”, afirmou Joseph Blatter.

E continuou, explicando a sua perspectiva:

“Mas também acho que, aquele que sofre o preconceito, deve entender que isso é um jogo. Estamos jogando, e no final devemos apertar as nossa mãos, e isso pode acontecer, já que trabalhamos muito contra o racismo e qualquer tipo de discriminação.”

“Acredito que todo o mundo sabe dos esforços que fizemos contra o racismo e discriminação. E no campo de jogo as vezes você pode dizer alguma coisa que não é a mais correta, mas então, no fim do jogo, a partida acaba e você tem o próximo jogo, no qual você tem a aoportunidade de se comportar melhor.”

Estas declarações estão naturalmente a provocar uma onda de indignação e já foram várias as figuras do futebol e não só a pedirem a demissão do actual presidente da FIFA.

HUGH ROBERTSON (ministro do Desporto inglês)

O ministro Robertson, questionado na rádio BBC se Blatter deveria deixar o cargo, disse:

“Sim, nós temos dito isso há algum tempo. Isso é incrivelmente sério, mas é apenas parte de um modelo de comportamento.”

GORDON TAYLOR (presidente do sindicato dos jogadores em Inglaterra)

“Ele deveria dar lugar a Michel Platini (presidente da Uefa). Se há uma pessoa que deveria entender a questão do racismo é o chefe da Fifa, que tem 200 países no mundo, que são tão diversos e têm origens, cores, culturas e credos diferentes. Se ele não está entendendo, então precisa sair.” (via Sky Sports)

RIO FERDINAND

“To say what you said about racism in football spokes volumes of your ignorance to the subject”

DAVID BECKHAM

“Eu acho que os comentários foram terríveis. E eu acredito que muitas pessoas também acharam isso. Não penso que isso foi bom para o futebol. É óbvio que o racismo está presente no futebol e na vida nesses últimos anos. Não se pode simplesmente jogar para debaixo do tapete ou se encerrar o assunto com um simples aperto de mãos”.

IAN WRIGHT

Ex-jogador, pai de Shaun Wright-Phillips e colunista do jornal The SUN, também deu a sua opinião,a anunciando que vai recusar o convite da FIFA para participar da festa que distribuirá a Bola de Ouro no fim do ano.

“Os comentários de Blatter sobre o racismo são tão errados que mudaram tudo”.

DIEGO ARMANDO MARADONA

“Blatter cometeu muitos erros antes. Sejam decisões ou sejam as coisas que ele disse, não é a primeira vez”, disse Maradona a jornalistas antes do jogo da sua equipa, o Al Wasl, contra o Al Ain.

“Normalmente os erros que ele comete não são a favor do jogo. Não é surpresa que ele disse algo assim”.

Maradona acrescentou:

“O racismo é inaceitável, e Sepp tem que agir imediatamente, porque os efeitos são muito maus para o jogo e devem ser tratados o mais rapidamente possível – por que não tomar medidas contra ele?”.

JOSEPH BLATTER – pedido de desculpas

Entretanto o presidente da FIFA, Joseph Blatter veio a público pedir desculpas e declarar que não se demite. Se as desculpas são sinceras ou não, isso não sabemos, mas aqui ficam elas:

“Quando se faz alguma coisa que não é totalmente correta, só posso dizer desculpas para todas aquelas pessoas que se sentiram atingidas pelas minhas declarações”, declarou Blatter.

“Isto me magoou e ainda estou magoado porque eu não podia prever estas reações”, completou.

“Eu não posso renunciar”, declarou o mandatário à rede de TV inglesa BBC. “Por que eu deveria? Deixar o cargo seria totalmente injusto e não compatível com o meu espírito de luta, meu caráter, minha energia”.

Fontes:

Blatter: ‘Não há racismo no futebol’ (Goal.com)

Ingleses cobram renúncia de Blatter por comentários sobre racismo (Esportes.Terra)

Beckham é mais um a criticar Blatter em polêmica sobre racismo (Esportes.Uol)

Blatter cria polêmica sobre racismo e discute com Ferdinand pelo Twitter (Globoesporte)

Críticas de Maradona a Blatter (Goal.com)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: