//
you're reading...
Eusébio, Imagens, Racismo

Eusébio, Alan e racismo (e ainda o Sporting)

Eusébio continua a dar que falar. Não só pela entrevista que deu onde fez referências ao Sporting de Lourenço Marques e a uma eventual ligação do clube da capital moçambicana às “élites, polícias e racistas” e que causou a polémica que sabemos, mas também devido às declarações a propósito do caso “Javi Garcia e Alan“.

SPORTING

Já agora dizer, ainda a respeito da entrevista à revista Única do Expresso, que apesar dele fazer referência clara ao Sporting de Lourenço Marques, foi assumido por muitos sportinguistas que Eusébio efectivamente quis atingir o Sporting Clube de Portugal. Também se especulou sobre o momento da entrevista e sobre a pertinência da mesma, numa altura em que se associa um jogador do SL Benfica a insultos racistas. Houve mesmos quem insinuasse que essa entrevista teria sido “encomendada” e aqui refiro-me a Dias Ferreira no programa Dia Seguinte na Sic Notícias. Sobre isso o csi-futebol nada pode dizer pois perante a ausência de provas seria também pura especulação. No canal e no programa concorrente na TVI24, Eduardo Barroso não foi tão longe, mas também teve um discurso semelhante, afirmando sentir-se ofendido e incomodado com o conteúdo da entrevista de Eusébio.

ALAN

Regressando a Alan, Eusébio quis ser protagonista e de forma surpreendente veio pactuar com os alegados insultos de Javi Garcia, apelidando mesmo de estúpido o jogador do Sporting de Braga. Pedir que Eusébio, simbolo do Benfica e simultaneamente de Moçambique, fosse solidário numa questão de racismo com Alan, talvez fosse pedir de mais, agora ser ele a vir à praça pública, chamá-lo de estúpido e ser conivente com os insultos do jogador do SLB já parece de absolutamente despropositado e muito pouco digno.

«O Alan, do Braga, veio queixar-se que Javi chamou-o de preto. Ele é preto e devia de ficar ofendido se o chamassem de branco. Quantas e quantas vezes chamaram-me preto, mas nunca fiquei ofendido, porque sou realmente preto. Alan é um estúpido»

Alan é um estúpido (desporto.sapo)

Pelos vistos para Eusébio, ser apelidado de “preto”, “preto de merda” e alguém desejar “que os filhos morram” é tudo perfeitamente normal. São insultos naturais no “contexto” do futebol e Eusébio assume que não fica ofendido. Curiosamente ele que é conhecido por ser a “Pantera Negra” e não a “Pantera Preta”. Dentro da permissividade de Eusébio até lhe seria por isso legítimo apelidá-lo de “Pantera preta de merda”.

Afinal, que importância tem no futebol insultar e ser racista, segundo nos diz o próprio Eusébio?…

braga racismo benfica eusébio pantera negra

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: