//
you're reading...
Diversos

Falha de energia no Estádio AXA (e outros apagões)

As falhas de energia do último jogo entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica, criaram mais uma polémica no futebol português. Terminado o jogo empatado a 1 houve quem quisesse justificar o eventual mau resultado com as 3 interrupções da partida durante a 1ª parte.

Verdade seja dita, ainda antes das paragens, o jogo estava lento, mal jogado e consequentemente sem grandes motivos de interesse. Nenhuma equipa demonstrava superioridade perante a outra e muito menos ameaçava marcar. No entanto, é óbvio que paragens do jogo nunca são benéficas, mas mesmo assim, parece exagerado apontar esse motivo como causa para o insucesso.

Sendo esta situação novidade no Estádio AXA, são no entanto, diversos os exemplos de “apagões” em diferentes estádios, quer no futebol português, quer no futebol internacional.

Curiosamente no presente campeonato já tivemos um caso de um “apagão” que afectou o FC Porto e a U.Leiria, mas que não provocou nenhuma onda de indiginação, não incomodou ninguém e sobre o qual não se fizeram nenhumas insinuações relativamente às causas. Não houve sequer nenhum iluminado jornalista a pedir a repetição do jogo.

Durante o jogo entre a U.Leiria e o FC Porto realizado no Estádio Municipal da Marinha Grande o jogo esteve interrompido durante 13 minutos devido ao corte de energia. Decorria o minuto 56 da partida, sendo depois esse tempo compensado no período de descontos. O FC Porto viria a vencer o jogo por 5 – 2. De referir que também nesta situação a EDP rejeitou qualquer responsabilidade na falha de energia.

Apagão na Marinha Grande (Mais Futebol)

EDP rejeita responsabilidades (Record)

Recordemos também o Estádio das Antas, que foi por variadas vítima desta situação, quer em jogos nacionais, quer em importantes partidas da Liga dos Campeões. A justificação para tal prendia-se com a forte vibração nas bancadas por parte dos adeptos que afectavam directamente o sistema eléctrico do estádio, daí acontecer habitualmente nos grandes jogos realizados à noite.

Podemos observar no seguinte vídeo uma falha de energia no jogo de 1994 entre o FC Porto e o Benfica:

Na altura, foi encarado com naturalidade por parte dos intervenientes no espectáculo, sendo inclusivamente vísivel a boa disposição de Bobby Robson a comentar o jogo durante o “apagão”.

Regressando à polémica do Estádio AXA várias vozes se fizeram ouvir, entre as quais a de Fernando Gomes, presidente da Liga e candidato a presidente FPF. Este dirigente, encarou com normalidade e inclusivamente referiu que a situação foi-lhe explicada na hora na presença de António Salvador, presidente do SC Braga e de Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica. Os dois presidentes sabiam por isso perfeitamente o que se estava a passar.

Acrescentou ainda que:

«O primeiro corte de luz provocou danos nas caldeiras e dai terem acontecido mais duas falhas. Isso foi explicado na minha presença e também do presidente do SC Braga e do Benfica»

Ao contrário do que alguma Comunicação Social quis fazer querer, o problema eléctrico afectou obviamente os balneários de ambas equipas, no que se refere à água quente. Nem os jogadores de uma, nem de outra equipa tiveram à sua disposição água quente, imediatamente após o final do encontro.

Artur, guarda-redes do Benfica e ex-jogador do Sporting de Braga, preferiu enveredar por outro discurso:

«O empate foi positivo, dadas as circunstâncias. Sempre que acelerávamos, na primeira parte, a luz caía. Depois de o Sp. Braga marcar, nunca mais faltou a luz. Sempre que o Benfica joga em Braga acontecem coisas do outro mundo.»

Declarações que motivaram uma referência por parte do plantel do Braga no comunicado feito ainda a propósito das declarações racistas de Javi Garcia.

Comunicado do plantel sénior do SC Braga

Também a direcção do SC Braga entendeu fazer um comunicado, neste caso exclusivamente a respeito da falha de energia verificada.

Comunicado da direcção do Sporting Clube de Braga

Face aos acontecimentos durante e após o jogo com o SL Benfica, no dia 6 de Novembro de 2011, o SC Braga faz saber o seguinte:

1 – O desagradável incidente devido a quebras de energia, e por consequência falha na distribuição de água, durante o período de aquecimento e 1ª parte do jogo, afectou todos os intervenientes, directa ou indirectamente ligados ao espectáculo: SC Braga, SL Benfica, Equipa de Arbitragem, Sócios e adeptos de ambas as equipas.

Não se trata, portanto, de acção voluntária ou propositada, tendo em vista prejudicar alguém.

2 – Os problemas detectados são de origem técnica, tendo sido de imediato e em tempo útil intervencionada a situação por equipas especializadas da EDP e da empresa de manutenção do sistema.

A celeridade na resolução do problema permitiu alcançar as condições necessárias para a normal continuidade do jogo.

3 – Este infeliz incidente, alheio à organização do jogo, não afectou, nem afecta, as excelentes e intocáveis relações pessoais e institucionais existentes entre os dois clubes.

4 – No entanto, não devem estes acontecimentos serem extrapolados e transformados em algo de vá deturpar a imagem de uma partida bem jogada e que fez jus ao bom futebol e à excelente qualidade das duas equipas envolvidas.

Não deverá, também, servir de desculpa para justificar qualquer prestação desportiva abaixo do espectável.

O SC Braga, com este Comunicado, dá o assunto por encerrado, reservando-se, porém, ao direito de recorrer às instâncias competentes sobre aqueles que, por qualquer forma, ponham em causa o bom nome e a honra desta instituição.

Comunicado do SC Braga (jogo frente ao SL Benfica)

Prevê-se naturalmente que a polémica não fique por aqui e que possa ter novos desenvolvimentos nos próximos dias. O mesmo dizer da polémica paralela relativamente aos alegados insultos racistas de Javia Garcia.

Outros links:

Declarações de Artur Moraes (SL Benfica)

Declarações de Fernando Gomes (presidente da Liga)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: