//
you're reading...
Fundos de jogadores, Jorge Mendes, Transferências

As jogadas de Jorge Mendes

O empresário português Jorge Mendes está supostamente a ser investigado, por eventual conflito de interesses entre Gestifute e o Fundo que detém passes dos sportinguistas Wolfswinkel e Elias, neste caso a Quality Football Ireland Ltd.

Segundo várias notícias, que surgiram nos últimos dias tendo como origem a Agência Bloomberg que cita uma fonte do organismo que tutela o futebol a nível mundial, o envolvimento de Jorge Mendes e do antigo director-geral do Chelsea Peter Kenyon no fundo de jogadores violará os regulamentos desportivos.

O fundo Quality Football Ireland Ltd. investiu em 15 jogadores e é controlado pela sociedade Creative Artists Agency Inc., detida por Kenyon, e pela Gestifute, empresa de representação de futebolistas, que pertence a Jorge Mendes.

Segundo Jose Maria Gay, professor da Universidade de Barcelona e que é citado pelo Jornal Publico, «esta estrutura pode representar um conflito de interesses, uma vez que a Gestifute poderá procurar colocações melhores para jogadores seus representados».

Já Peter Kenyon afirmava numa entrevista recente que «temos consciência desse possível conflito de interesses mas temos a situação sob controlo».

FIFA investiga fundo de jogadores participado por Jorge Mendes

De referir que a Quality Football Ireland detém metade dos direitos económicos de Ricky van Wolfswinkel e de Elias, ambos contratados neste defeso pelo Sporting.

Entretanto Jorge Mendes já veio negar estar a ser investigado pela FIFA.

Em comunicado publicado no seu site oficial o empresário afirma ser «um mero consultor sem poderes decisórios» no fundo de jogadores da Quality Football Ireland. Ou seja, Jorge Mendes assume a relação com esse fundo de jogadores, no entanto, diz não ter para poder para decidir. Falta saber como consultor que assume ser, qual a influência que detém junto daqueles que alegadamente terão mesmo o poder no fundo, ou se aquilo que ele diz não corresponde inteiramente à verdade.

É que o tal fundo de jogadores do qual ele diz ser consultor é controlado pela Creative Artists Agency Inc, empresa detida precisamente por Jorge Mendes e Peter Kenyon. Consultando o site oficial desta agência e em particular a secção referente ao futebol (soccer) observamos em destaque os jogadores: Cristiano Ronaldo, Nani, Anderson, Deco e Beckham. Também em destaque está o Barcelona e o Chelsea. Clicando na secção de treinadores, salta logo à vista um nome: José Mourinho.

O Jornal Record publica uma notícia citando a FIFA, onde esta diz remeter para “assunto confidencial” qualquer investigação sobre o envolvimento irregular do empresário português Jorge Mendes no fundo de jogadores Quality Football Ireland.

Fonte do organismo explicou que a FIFA “acompanha permanentemente, por intermédio do Sistema de Transferências de Jogadores (TMS), qualquer suspeita de influência de terceiros na negociação de futebolistas”, mas não quis confirmar se está a investigar o empresário português.

Investigação a Jorge Mendes (Record)

Este caso e esta investigação que está em curso, levanta muitas questões sobre as motivações de determinadas transferências, em particular aquelas associadas a fundos de jogadores, muitos dos quais, pouco ou nada se sabe sobre quem participa neles. Jorge Mendes, derivado de factos recentes e neste caso de transferências onde esteve envolvido e que causaram alguma polémica é naturalmente um nome que se destaca e que motiva alguma suspeição.

Em relação a esta Quality Football Ireland é importante aprofundar o tema e tentar perceber o que é e de que forma se relaciona com os negócios de Jorge Mendes e até com os clubes portugueses.

Consultar próximo artigo:

QUALITY FOOTBALL IRELAND + JORGE MENDES

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: