//
you're reading...
Corrupção

Corrupção na Selecção da Argentina?

O antigo astro argentino e antigo seleccionador do país, Diego Armando Maradona, veio esta semana tecer duríssimas críticas a Sergio Daniel Batista, que lhe veio a suceder no comando da selecção, acusando-o mesmo de corrupção. Já não é a primeira vez que Maradona denuncia corrupção na Federação Argentina de Futebol, pois já em Junho último o tinha feito, alargando estas acusações ao River Plate.

ARGENTINA

Analisando o que foi dito sobre a selecção da Argentina.

O ex-técnico da seleção argentina Diego Maradona acusou seu sucessor, Sergio Batista, demitido após o fracasso na Copa América, de receber suborno para convocar jogadores. Maradona, actual treinador do Al-Wasl, dos Emirados Árabes disse em entrevista ao canal Tyc Sports que acabou com o suborno quando assumiu a seleção argentina.

“Eles me ofereceram suborno por alguns jogadores porque já tinham acertado com o Checho, apelido de Sergio Batista, e com o Brown, como Jose Luis é conhecido, caso assumissem a seleção no meu lugar”, acusou Maradona, que passou 21 meses como treinador da Argentina.

De acordo com o Maradona, a pessoa que tentou suborná-lo foi o ex-jogador da seleção Mac Allister.

O visado das acusações de Maradona, Sergio Batista, já negou as acusações, e avisou que recorrerá à justiça.

“Isso é loucura, chega a ser engraçado, mas não posso perdoar quando ele tenta sujar meu nome gratuitamente. Meus advogados já estão trabalhando, não posso mais deixar isso passar, cansei”, declarou em entrevista à emissora argentina Radio Diez.

Estas denúncias de corrupção na selecção, fazem lembrar as que foram feitas a respeito da selecção brasileira, onde também Mano Menezes foi acusado de receber subornos para convocar alguns jogadores.

Ainda a respeito da Argentina não há provas inequívocas de corrupção, mas algumas opções do anterior seleccionador não deixam de ser muito estranhas. Vejamos o caso Garay, actualmente jogador do SL Benfica e que foi uma das grandes surpresas na convocatória para a Copa América.

Garay foi contratado pelo Real Madrid em 2008 ao Racing de Santander por 10M €. Em 3 temporadas ao serviço dos merengues, jogou muito pouco tendo mesmo sido emprestado ao próprio Racing Santander em 2008/2009. Em 2010/11 nunca foi opção do novo técnico José Mourinho, totalizando escassos minutos ao serviço do Real Madrid. Na sua saída para o Benfica, José Mourinho enalteceu o seu profissionalismo e admitiu ser Garay a 5ª escolha para a posição de central. Até aqui tudo normal.

O que já não se pode considerar tão normal acontece a 31 de Maio com a convocatória de Sérgio Batista para a Copa America. Garay que praticamente não jogou durante a temporada e que contava até ao momento com 3 internacionalizações surge na lista de Batista em detrimento de outros jogadores de mais qualidade, com mais experiência e ritmo. Mais surpreendentemente ainda, Garay, na altura jogador do Real Madrid e ainda distante de rumar ao futebol português, surge no site oficial da Associação Argentina de Futebol como jogador do.. Benfica. Tudo muito estranho, sabendo nós que Garay efectivamente assinou pelo Benfica a 16 de Julho de 2011, ou seja, 6 semanas depois. Já antes na convocatória para o particular com a Nigéria, Garay surge no site ofical da AFA como jogador do Benfica.

Convocatória – AFA

Garay assina pelo Benfica a 16 de Julho (DN)

É caso para perguntar qual a relação entre o ex-seleccionador argentino e o Benfica?..

Como se justifica a convocatória de um jogador que mal jogou ao longo da temporada?..

Um dos tais exemplos de corrupção de que Maradona fala?..

Voltando a Maradona aqui fica o link do vídeo da sua entrevista onde faz as acusações e a respectiva notícia no Clarim (jornal argentino):

Entrevista de Maradona à Tyc Sports

De recordar que Sergio Batista esteve menos de 1 ano ao serviço da selecção argentina. Iniciou funções a 2 de Novembro de 2010 e foi despedido a 25 de Julho de 2011, depois da fraca prestação na Copa America.

Um caso para continuar a acompanhar nos próximos tempos.

RIVER PLATE

A respeito do grande clube argentino Maradona também fez algumas acusações. Ver nos seguintes links:

Maradona denúncia corrupção no River Plate (Globo esportes)

Maradona: “A River le van a hacer pagar lo que hizo Passarella” (Clarim)

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: